O Grupo de estudos em Nutrição do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (GeNut – CIDACS) é uma rede de pesquisa estabelecida entre o CIDACS da Fiocruz da Bahia, o Observatório de Epidemiologia Nutricional da UFRJ e a Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto reúne uma série de estudos sobre nutrição materno-infantil, envolvendo qualificação de dados antropométricos e de consumo alimentar, análises longitudinais do estado nutricional, impacto do estado nutricional e do consumo alimentar na morbidade e mortalidade materna e infantil, determinantes e impacto de políticas sociais na nutrição e outros temas relacionados. O projeto envolve a utilização da base de dados da coorte de 100 millhões de brasileiros (https://cidacs.bahia.fiocruz.br/plataforma/coorte-de-100-milhoes-de-brasileiros/ vinculados aos dados de outros sistemas de informação em saúde, como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Dentre os membros do Observatório de Epidemiologia Nutricional, três deles fazem parte da iniciativa.
Equipe
Publicações e links úteis
Informações sobre a coorte de 100 milhões
O “Gestational Weight Gain Pooling Project” é uma parceria internacional, liderada pela Universidade de Harvard, sob a coordenação do Dr. Wafaie Fawzi. O observatório da UFRJ é um dos integrantes desta iniciativa, com o professor Gilberto Kac, que participa como membro do grupo técnico de consultores e é responsável por liderar um dos objetivos previstos no projeto.
A pesquisa busca avaliar a distribuição do ganho de peso gestacional (GPG) em países de baixa e média renda, identificar os preditores do GPG nestes países, avaliar a associação entre suplementação de micronutrientes e GPG e a associação de GPG e desfechos perinatais, além de construir uma curva de referência de ganho de peso por idade gestacional para estes países.
O projeto utiliza bancos de dados de estudos conduzidos nos últimos anos em países de baixa e média renda e o observatório atua em especial no último objetivo, sendo responsável por criar a curva internacional ganho de peso gestacional, aproveitando a expertise adquirida no projeto das curvas brasileiras.
Equipe
Publicações e links úteis
BMJ Global Health
BMC Medical Research Methodology
O projeto surgiu por meio de uma chamada de financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A chamada contemplou redes cooperativas de pesquisa nas áreas de doenças emergentes e reemergentes, doenças crônicas não transmissíveis e adição a drogas.
A participação do Observatório ocorre com o estudo “Associação entre poluentes presentes no leite humano e o crescimento infantil”, que busca compreender como os poluentes orgânicos persistentes são capazes de impactar a vida desde o princípio e quais os efeitos disso no desenvolvimento das crianças. Esta pesquisa integra uma das diversas frentes da proposta intitulada “Redes de Pesquisa em Saúde no Estado do Rio de Janeiro: Conhecendo a obesidade para melhorar a prevenção e o seu tratamento”, coordenada pelo professor Egberto Gaspar de Moura, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Equipe
O objetivo deste projeto é criar uma curva latino-americana de ganho de peso gestacional para monitoramento do estado nutricional antropométrico de gestantes adolescentes. O estudo utiliza dados de estudos conduzidos nos países latino-americanos nos últimos anos e é coordenado pela prof. Sandra Lucia Restrepo Mesa, da Universidade de Antioquia, Colômbia. O projeto conta com a colaboração de pesquisadores na área de estado nutricional materno de toda América Latina. Dentre os membros do Observatório de Epidemiologia Nutricional, dois deles fazem parte da iniciativa.
Equipe
STAR-NUT - Securing Transparency And Reproducibility in studies of Nutritional interventions: A research programme to consolidate reporting standards for randomised controlled trials and systematic reviews of nutritional interventions.
Segurança, transparência e reprodutibilidade em pesquisa: um programa para consolidar roteiros de artigo para ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas de intervenções nutricionais (STAR- NUT).
Sobre o projeto
Garantir a transparência e reprodutibilidade das pesquisas em Nutrição é mandatório e os roteiros de artigo dos estudos de intervenção nutricional precisam estar alinhados a esse propósito. O objetivo desse programa de pesquisa é fornecer roteiros de artigo consolidados para estudos de intervenção nutricional. Para isso, serão determinadas as principais limitações no relato de ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas de intervenções nutricionais e avaliada a necessidade de desenvolvimento de extensões para o Consolidate Standards of Reporting Trials (CONSORT) e o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Metanalysis (PRISMA).
Equipe