PROJETOS

"Mothers, infants and lactation quality" (MILQ)

Sobre

O projeto “Mothers, Infants and Lactation Quality” (MILQ) é um estudo multicêntrico que irá prover valores inéditos de referência para concentrações de vários micronutrientes e outros compostos no leite humano. A pesquisa é baseada em dados de mães e filhos saudáveis e não suplementados, provenientes de quatro países (Brasil, Dinamarca, Gâmbia e Bangladesh). Com início no terceiro trimestre gestacional, o acompanhamento das participantes conta com um encontro entre 1 e 3 dias após o nascimento da criança, além de três etapas entre 1 e 8,5 meses pósparto.

O estudo é coordenado pela Universidade da Califórnia e, no Brasil, é conduzido pelo Observatório, em parceria com o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro.
O trabalho de campo do estudo foi iniciado em janeiro de 2018. No momento, encontra-se em etapa final de coleta de dados. Os demais parceiros internacionais para a coleta de dados são a Universidade de Copenhagen, da Dinamarca; a King’s College, da Inglaterra; o International Centre for Diarrhoeal Disease Research, de Bangladesh; e a Medical Research Council Unit, de Gâmbia.

Além de realizar a coleta de grande número de dados (sociodemográficos, dietéticos, de morbidade, saúde mental materna e desenvolvimento infantil) e medidas antropométricas e de composição corporal, o estudo conta com análises sofisticadas de múltiplas amostras biológicas maternas e infantis, incluindo mais de 800 metabólitos. São coletados sangue e urina das mães para se verificar a adequação do status de micronutrientes e estabelecer as relações entre concentrações de micronutrientes no leite e no plasma materno.

O sangue e a urina das crianças também são coletados com o objetivo de se determinar a relação dos micronutrientes no leite humano com o estado nutricional e desenvolvimento da criança. O estudo também irá avaliar componentes imunológicos do colostro, o microbioma fecal das crianças e diversos fatores que podem influenciar a composição do leite materno, incluindo o volume de leite, o consumo alimentar e características genéticas e epigenéticas.

A pesquisa ainda conta com uma ramificação, o estudo Early MILQ, iniciado em junho de 2021. O Early MILQ tem como objetivo estudar o leite humano e a saúde maternoinfantil com foco no primeiro mês de lactação, incluindo também múltiplas análises de perfil imunológico, de micronutrientes e outros metabólitos. Deste modo, será possível complementar as curvas contínuas de composição do leite materno e demais dados produzidos pelo estudo MILQ.

Equipe

Equipe no Brasil

Gilberto Kac

Coordenador

LATTES

Daniela de Barros Mucci

Líder de projeto

LATTES

Mônica da Conceição de Souza Armada

Consultora em aleitamento materno

LATTES

Carla Regina Neri Barros

Pediatra

LATTES

Livia Belcastro de Almeida

Supervisora de campo

LATTES

Amanda Caroline Cunha Figueiredo

Supervisora de coleta de dados

LATTES

Aline Yukari Kurihayashi

Analista de dados

LATTES

Bruna Celestino Schneider

Analista de dados

LATTES

Luciana Ribeiro Abranches

Assistente administrativa

LATTES

Gabriela Torres Silva

Aluna de doutorado

LATTES

Adriana Divina De Souza Campos

Aluna de doutorado

LATTES

Juliana Bruns Caridade

Coletadora de sangue

LATTES

José Arnaldo Moreira de Carvalho Júnior

Coletador de sangue

LATTES

Tamilles Vieira da Silva

Coletadora de dados

LATTES

Tamires Silva Medeiros

Coletadora de dados

LATTES

Hellen Cristine de Souza Ataliba

Coletadora de dados

LATTES

Karen de Andrade Silva Silveira

Aluna de iniciação científica

LATTES

Maria Eduarda Calçada Pacheco

Aluna de iniciação científica

LATTES

Tais Saint Martin Fonseca

Aluna de iniciação científica

LATTES

Equipe Internacional

Lindsay H. Allen

Coordenadora geral

Currículo

Setareh Shahab-Ferdows

Líder geral de projeto

Currículo

Daniela Hampel

Líder de análises laboratoriais

Currículo

Munirul Islam

Coordenador (Bangladesh)

Currículo

Kim Michaelsen

Coordenador (Dinamarca)

Currículo

Sophie Moore

Coordenadora (Gâmbia)

Currículo