O projeto “Mothers, Infants and Lactation Quality” (MILQ) é um estudo multicêntrico que irá prover valores inéditos de referência para concentrações de vários micronutrientes e outros compostos no leite humano. A pesquisa é baseada em dados de mães e filhos saudáveis e não suplementados, provenientes de quatro países (Brasil, Dinamarca, Gâmbia e Bangladesh). Com início no terceiro trimestre gestacional, o acompanhamento das participantes conta com um encontro entre 1 e 3 dias após o nascimento da criança, além de três etapas entre 1 e 8,5 meses pósparto.
O estudo é coordenado pela Universidade da Califórnia e, no Brasil, é conduzido pelo Observatório, em parceria com o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro.
O trabalho de campo do estudo foi iniciado em janeiro de 2018. No momento, encontra-se em etapa final de coleta de dados. Os demais parceiros internacionais para a coleta de dados são a Universidade de Copenhagen, da Dinamarca; a King’s College, da Inglaterra; o International Centre for Diarrhoeal Disease Research, de Bangladesh; e a Medical Research Council Unit, de Gâmbia.
Além de realizar a coleta de grande número de dados (sociodemográficos, dietéticos, de morbidade, saúde mental materna e desenvolvimento infantil) e medidas antropométricas e de composição corporal, o estudo conta com análises sofisticadas de múltiplas amostras biológicas maternas e infantis, incluindo mais de 800 metabólitos. São coletados sangue e urina das mães para se verificar a adequação do status de micronutrientes e estabelecer as relações entre concentrações de micronutrientes no leite e no plasma materno.
O sangue e a urina das crianças também são coletados com o objetivo de se determinar a relação dos micronutrientes no leite humano com o estado nutricional e desenvolvimento da criança. O estudo também irá avaliar componentes imunológicos do colostro, o microbioma fecal das crianças e diversos fatores que podem influenciar a composição do leite materno, incluindo o volume de leite, o consumo alimentar e características genéticas e epigenéticas.
A pesquisa ainda conta com uma ramificação, o estudo Early MILQ, iniciado em junho de 2021. O Early MILQ tem como objetivo estudar o leite humano e a saúde maternoinfantil com foco no primeiro mês de lactação, incluindo também múltiplas análises de perfil imunológico, de micronutrientes e outros metabólitos. Deste modo, será possível complementar as curvas contínuas de composição do leite materno e demais dados produzidos pelo estudo MILQ.
Equipe no Brasil
Equipe Internacional