O período que compreende a gestação e os dois primeiros anos após o nascimento (1.000 dias) é de grande importância para a saúde materna e infantil. Inadequações no crescimento nos primeiros anos de vida parecem estar relacionadas ao desenvolvimento de doenças ao longo da vida. Este projeto tem como principal objetivo descrever o crescimento de crianças menores de dois anos e avaliar a relação entre marcadores do consumo alimentar e trajetórias de crescimento.
Serão utilizados dados administrativos coletados na rotina de serviços de saúde e disponíveis no Sistemas de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) entre 2008 e 2019. Como vantagens, os dados do SISVAN possuem grande volume de dados e medidas repetidas de peso e altura corporal do indivíduo ao longo do tempo.
Além do uso dos dados para o estudo, espera-se contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas de informação em saúde, por meio de processos de limpeza e enriquecimento dos dados, e qualificação de informações disponíveis em curto espaço de tempo para tomada de decisões baseadas em evidência pelo Ministério da Saúde.
Equipe
Resumos
Consumo alimentar de crianças entre 6 e 23 meses: dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 2015-2019
Prevalência de aleitamento materno em crianças menores de dois anos: dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 2015-2019
Estado nutricional antropométrico de crianças menores de 2 anos: Resultados preliminares do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)