O Consórcio Brasileiro de Nutrição Materno-infantil (CONMAI) é uma rede de pesquisa colaborativa que investiga importantes questões de saúde relacionadas aos aspectos nutricionais na população materno-infantil no país. Criado em 2019, a partir da identificação e harmonização de dados de estudos na área maternoinfantil realizados desde 1990 para o projeto das Curvas brasileiras de ganho de peso gestacional, o CONMAI tem como propósito a produção de evidências científicas para subsídio na formulação de ações e programas estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o objetivo principal de constituir uma base de dados robusta e qualificada a partir de um pool de estudos, o consórcio busca produzir conhecimento novo e relevante para responder lacunas que resultem em produtos de utilidade para gestores do Ministério da Saúde e uso na rede do SUS.
Além de permitir que novas ações, programas e políticas públicas sejam elaborados, a consolidação do CONMAI possibilita maximizar a produção e divulgação de evidências na área. Outra potencialidade é criar futuramente um importante banco de dados público. O sucesso do consórcio poderá ainda ajudar a estabelecer o Brasil como um importante colaborador no cenário científico global, aumentando a agilidade na elaboração de trabalhos no campo da Nutrição Materno-infantil.
O CONMAI possui um corpo de membros que é integrado por pesquisadores e colaboradores.
São eles:
I. Pesquisadores membros que participam de decisões, discussões periódicas e lideram frentes de investigação científica direcionando o andamento das pesquisas. Os pesquisadores também contribuem com a cessão dos dados de suas pesquisas para a consolidação do presente consórcio e constituição de um pool único de dados;
II. Pesquisadores colaboradores que contribuem com a cessão dos dados de pesquisas de sua coordenação, sem a participação efetiva em decisões e discussões periódicas;
III. Alunos de pós-graduação (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) que se responsabilizam pela organização e operacionalização das demandas dos membros e organização dos documentos pertinentes;
IV. Equipe técnica que se responsabiliza pelas questões administrativas do CONMAI e pela curadoria de dados.
Pesquisadores membros
Pesquisadores colaboradores
Alunos de pós-graduação e pós-doutorandos
Equipe técnica
O Observatório de Epidemiologia Nutricional é pioneiro na UFRJ a implementar uma iniciativa primordial para que a pesquisa brasileira esteja cada dia mais alinhada com as tendências mundiais, adotando princípios de Ciência aberta e FAIR (do inglês, Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable): a criação de um repositório virtual de dados.
A estratégia, que vem sendo adotada em diversas universidades em diferentes países, tem como objetivo atender uma demanda do grupo de pesquisa e de agências de fomento. O repositório garante que, além de armazenados, os dados originais sejam preservados e, após publicação, poderão ser facilmente localizados e acessados com as devidas identificações e autorizações. Para sua constituição, a plataforma escolhida foi o Dataverse.
Criada pela Universidade de Harvard, trata-se de opção gratuita e segura para o armazenamento dos dados das pesquisas. O armazenamento dos dados e anonimização da identidade dos sujeitos participantes nos bancos futuramente tornados públicos estão em consonância com a lei nº 13.709/2018, que protege os indivíduos quanto à divulgação de dados pessoais e sensíveis, sempre que possível, em pesquisas científicas.
Com toda estrutura necessária para manter o funcionamento do servidor com o menor risco possível de danos físicos e protegido contra crimes virtuais, o repositório está configurado em local próprio, localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE-UFRJ).
O servidor é utilizado para armazenamentos dos dados do CONMAI, e permitirá análises remotas, por meio da plataforma Jupyter. A instalação e manutenção do Dataverse ocorre por meio de parceria estabelecida entre o consórcio e pesquisadores de Rede de Dados de Pesquisa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que têm experiência nestas funções.
Para acesso ao repositório em Dataverse, clique aqui.
Para acesso aos dados do CONMAI, o pesquisador deve seguir o “Fluxograma de solicitação de dados” conforme figura abaixo. Neste momento, apenas pesquisadores que cedem dados para o CONMAI podem solicitar acesso ao banco de dados harmonizado. Em caso de dúvidas, o pesquisador solicitante deve entrar em contato com a equipe de gerenciamento do CONMAI preenchendo o formulário de contato disponível abaixo. Entenda como funciona a solicitação de dados.
No atual projeto proposto pelo CONMAI, o consórcio atua em três eixos principais. O primeiro se propõe a criar a curva de referência para altura uterina e validar curvas já existentes de peso e comprimento ao nascer, produzindo novos instrumentos diagnósticos para uso na rede do SUS.
O segundo eixo inclui estudos sobre anemia e alterações de pressão arterial durante a gestação e desfechos maternos e neonatais. O último eixo se propõe a estudar a dieta materna e infantil e o impacto na saúde. O projeto completo aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da maternidade escola da UFRJ pode ser acessado aqui: https://dataverse.nutricao.ufrj.br/dataverse/conmai_openaccess/
Artigos publicados com dados do CONMAI
Brazilian Maternal and Child Nutrition Consortium: establishment, data harmonization and basic characteristics
Agreement between self-reported pre-pregnancy weight and measured first-trimester weight in Brazilian women
Gestational weight gain charts: Results from the Brazilian Maternal and Child Nutrition Consortium
Resumos
Concordância entre peso pré-gestacional autorrelatado e peso aferido no primeiro trimestre da gestação
Associação entre o ganho de peso no 1º trimestre gestacional e desfechos maternos e infantis
Comparison of Three International Charts Used to Monitor Gestational Weight Gain: Results from a Brazilian Multiple Cohort Dataset
Association Between Gestational Weight Gain According to Three International Charts and Child Adverse Outcomes in Brazil: Results from Multiple Cohort Data
Using Non-inferiority Margins to Define Optimal Gestational Weight Gain Ranges Based on Reducing the Risk of Occurrence of Adverse Neonatal Outcomes
Agreement Between Self-Reported Pre-Pregnancy Weight and Weight Measured During the First Trimester of Pregnancy: A Comparison of Research and Administrative Data
Para ingressar como membro do CONMAI e realizar a cessão dos dados do seu estudo, o pesquisador deve preencher o formulário a seguir. Após a avaliação, o conselho técnico-científico entrará em contato com o pesquisador interessado.
A solicitação do uso de dados do CONMAI para projetos de dissertação/ tese deve ser feita pelo orientador (membro do CONMAI), por meio do formulário a seguir.
O cadastro de alunos colaboradores no CONMAI deve ser feito anualmente. Este cadastro é distinto para alunos que terão ou não vínculo com dissertação/ tese com os dados do CONMAI. Para alunos com projeto de dissertação/ tese usando os dados do CONMAI.
Para alunos sem vínculo com projeto com dados do CONMAI.