A curva de ganho de peso gestacional (GPG) é um novo instrumento criado pela equipe do Observatório para monitoramento do estado nutricional materno nas consultas de pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). Monitorar o GPG é importante porque ganhos inadequados podem trazer riscos para a mãe e para a criança.
Este projeto representou um avanço inédito na área de nutrição materno-infantil no Brasil, pois foi o primeiro a estabelecer evidências científicas para a criação de novo sistema de monitoramento, com curvas de ganho de peso criadas a partir de dados de estudos brasileiros, adaptadas para inclusão nas cadernetas das gestantes.
As curvas foram criadas a partir de dados nacionais, que refletiam a realidade das gestantes brasileiras. Foram criadas também algumas ferramentas para facilitar o uso das curvas tanto pelas gestantes quanto pelos profissionais de saúde:
Aplicativo para celular disponível nas principais lojas de aplicativo (EM BREVE);
Calculadora em Excel para classificar a gestante individualmente e para bancos de dados, para fins de pesquisa;
Curvas interativas disponíveis online, nas quais é possível acompanhar o GPG de cada gestante de acordo com as novas curvas, sendo necessário inserir poucas informações.
Além dos produtos mais importantes do projeto, outro avanço foi a criação do Consórcio Brasileiro de Nutrição Materno-infantil (CONMAI), uma iniciativa que agrega mais de 30 pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa brasileiras, que estão unindo esforços e estudos para gerar produtos que possam subsidiar mudanças em políticas públicas para o público materno-infantil.
Equipe
Artigos Publicados
Brazilian Maternal and Child Nutrition Consortium: establishment, data harmonization and basic characteristics
Agreement between self-reported pre-pregnancy weight and measured first-trimester weight in Brazilian women
Gestational weight gain charts: Results from the Brazilian Maternal and Child Nutrition Consortium
Prevalence and temporal trends in prepregnancy nutritional status and gestational weight gain of adult women followed in the Brazilian Food and Nutrition Surveillance System from 2008 to 201
Resumos
Gestational weight gain within the first trimester: Trade-off analysis using Intergrowth-21st standards
Concordância entre peso pré-gestacional autorrelatado e peso aferido no primeiro trimestre da gestação
Associação entre o ganho de peso no 1º trimestre gestacional e desfechos maternos e infantis.
Comparison of Three International Charts Used to Monitor Gestational Weight Gain: Results from a Brazilian Multiple Cohort Dataset
Association Between Gestational Weight Gain According to Three International Charts and Child Adverse Outcomes in Brazil: Results from Multiple Cohort Data.
Using Non-inferiority Margins to Define Optimal Gestational Weight Gain Ranges Based on Reducing the Risk of Occurrence of Adverse Neonatal Outcomes
Consumo alimentar de gestantes brasileiras acompanhadas no SISVAN entre 2015 e 2017
Estado nutricional e atenção pré-natal de gestantes acompanhadas pelo SISVAN 2008 - 2018
Consumo alimentar e estado nutricional de gestantes brasileiras - dados do SISVAN
Agreement Between Self-Reported Pre-Pregnancy Weight and Weight Measured During the First Trimester of Pregnancy: A Comparison of Research and Administrative Data
Nos links abaixo estão disponíveis quatro ferramentas para gestantes, profissionais de saúde e pesquisadores. Estas ferramentas foram criadas com base nas curvas publicadas no artigo: https://academic.oup.com/ajcn/advance-article/doi/10.1093/ajcn/nqaa402/6178923
Você pode inserir os dados antropométricos e ver a curva de ganho de peso de cada mulher ao longo da gestação.
Baseada nas novas curvas de ganho de peso propostas para a caderneta das gestantes brasileiras, a calculadora de percentil está disponível para calcular os percentis e escores z do ganho de peso gestacional. Se seu interesse é calcular o percentil e escore z para apenas uma mulher e uma visita, utilize a aba “Visita única”. Caso necessite calcular os valores para mais dados, utilize a aba “Banco de dados”.
Neste aplicativo você pode inserir os dados antropométricos e ver a curva de ganho de peso de uma ou mais mulheres ao longo da gestação. Ele está disponível nas lojas de aplicativo.
As curvas criadas para a caderneta e cartões da gestante estão disponíveis aqui, juntamente com tabelas e outros materiais para consulta sobre o uso destas curvas.